quarta-feira, 18 de maio de 2016

Orações Subordinadas Substantivas

Olá, hoje iremos falar das Orações Subordinadas Substantivas, é uma matéria muito importante.Bom não iria postar essa matéria hoje, porém meu grande amigo <3 Chrystian pediu para que eu postasse uma vez que temos prova sobre esse assunto.


Sua classificação está de acordo com o que a frase exerce. Elas podem ser: subjetiva, predicativa, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal e apositiva.

Subjetiva:  é quando possuí função de sujeito na oração principal (sintagma nominal).

 É possível /que ela tire nota boa

O termo "que" determina que a oração é subordinada substantiva, nesse caso nota-se que logo após o "que" vem um pronome da 3º pessoas do singular, que exerce função de sujeito na frase.

Para identificar:
Pergunta-se "Quem tirou nota boa" automaticamente a resposta será o pronome "ela" nesse caso a oração é subordinada substantiva subjetiva.

É importante lembra-se que a oração subordinada substantiva subjetiva pode ser trocada pelo pronome "isso" no caso, "é possível isso"se tornando uma oração simples, exercendo função de sujeito.

Predicativa: é quando possuí função de predicativo do sujeito do verbo da oração principal e vem depois do verbo de ligação ser

Dizem /que ele é uma ótima pessoa

Nesse caso nota-se que logo após o "que" vem um pronome da 3º pessoas do singular, embora logo após o pronome vem o verbo "é" com sentido de "ser", fazendo com que a oração seja classificada como oração subordinada predicativa.

Objetiva direta: exerce função de objeto direto na oração, no caso para se descobrir se é objeto direto deve se fazer a pergunta "O que ao verbo?" se a resposta corresponder com o que o verbo sugere então será objeto direto.

Todos querem /que você passe de ano.

São em sua maioria iniciadas pelas conjunções integrantes "que" e "se", pronomes indefinidos "quem, qual, quanto, que", advérbios "como, quando,onde, quão" somente nas interrogativas indiretas. 

Objetiva indireta: exerce função de objeto indireto na oração, no caso para se descobrir se é objeto indireto deve se fazer a pergunta " Quem ao verbo?" vindo sempre acompanhada de preposição.

Meu tio quer /que eu faça faculdade

Em sua maioria o verbo está acompanhado de uma preposição o que indica um objeto indireto.

Completiva Nominal: exerce função de complemento de um nome na oração principal normalmente acompanhado de preposição.

Estou certo de /que me ajudarás

Lembrando que TODAS as orações subordinadas substantivas podem ser trocadas pelo pronome "isso" de modo que não altere sua forma.

Apositiva: exerce função de aposto a algum termo da oração principal

 Eu tinha um grande sonho: comer uma pizza sozinha


(texto com direitos autorais feito por Giovanna Zamparo, não copie é PLÁGIO, este resumo serve para esclarecer dúvidas sobre o tema)










Nenhum comentário:

Postar um comentário